27 de julho foi dia de brindar à nossa parceria com a Fundação Amélia de Mello, Grupo José de Mello e Grupo Sovena, e também aos três vencedores do Impact Journey: 2Gether, Circular Foods e Nó.
O Impact Journey é um programa desenhado pela Casa do Impacto e cocriado com a Fundação Amélia de Mello e apoio do Grupo Sovena e Fundação José de Mello, com o intuito de aproximar jovens a oportunidades do mundo do impacto, através de bolsas e sessões de capacitação.
As equipas de jovens entre os 18 e os 30 anos foram desafiadas a responder com soluções inovadoras a quatro áreas de ação: Agroindústria, Água, Educação e Prevenção e estilos de vida.
Conhece um pouco cada uma das dez equipas selecionadas:
- >> 2gether: propõe uma plataforma digital de bem-estar que promete uma transformação nos serviços de saúde. Com recurso à Inteligência Artificial e através do cruzamento de estudos/tratamentos com os indicadores de cada utilizador, a plataforma consegue dar respostas personalizadas às necessidades individuais. Aos médicos é oferecido um relatório no qual são indicados os possíveis diagnósticos e tratamentos, e sugeridos outros indicadores que possam demonstrar-se relevantes. / Prevenção e Estilos de Vida
- >> Afrodite: foca-se na problemática da infertilidade e pretende aumentar o conhecimento sobre a mesma, a perceção e procura de suporte social e a utilização de estratégias de coping positivas, melhorando assim a saúde mental e qualidade de vida do casal. / Prevenção e Estilos de Vida
- >> Careplace: é uma plataforma online que funciona como Marketplace que facilita a procura, comparação e contratação de empresas de geriatria – prestadores de apoio domiciliário, lares, residências sénior, centros de dia – e equipamentos médicos. As empresas de geriatria, por seu lado, podem aceitar pedidos provenientes do marketplace e utilizar funcionalidades para gerir operações, utentes, clientes, recrutamento e faturação de forma eficiente, reduzindo custos e garantindo a qualidade dos serviços. / Prevenção e Estilos de Vida
- >> Circular Foods: tem o objetivo de combater o desperdício alimentar e a falta de opções saudáveis e acessíveis através da atuação direta nas fábricas e a reintegração das sobras da cadeia de produção em novas soluções. / Agroindústria
- >> Criatura: Reduz o desperdício através da criação das infusões Criatura nas quais utilizam produtos naturais e nacionais descartados pelos grandes mercados e matérias-primas com certificação biológica. / Agroindústria
- >> Edi: plataforma digital que concede aos docentes a possibilidade de, autonomamente, criar e modificar os seus conteúdos dirigidos aos alunos. / Educação
- >> Espaço Faia: compromete-se a ser um projeto de educação socioambiental, baseado numa metodologia contínua de educação não formal de acompanhamento dos jovens no desenvolvimento de competências socioemocionais através do contacto com a natureza. / Educação
- >> Nó: com o intuito de aproximar os jovens ao mercado de trabalho, propõem-se a criar uma plataforma digital que promova experiências empíricas de curta duração de forma a compreenderem o que desejam profissionalmente. / Educação
- >> Nualma: desenvolve lingerie sexy adaptada às necessidades de mulheres que tiveram cancro da mama. Esta proposta alia um design sexy e divertido a materiais antibacterianos seguros que permitam que estas mulheres possam sentir-se empoderadas, sem comprometer a sua saúde física, mental e sexual. / Prevenção e Estilos de Vida
- >> Water Dial: desenvolve um sistema inteligente que mede o consumo de água fornecendo análises detalhadas acerca do consumo do mesmo e, através da medição dos níveis de humidade do solo, determina se é necessário regar. Este sistema contribui para poupança de água e otimização do tempo e esforço despendidos na manutenção de espaços verdes. / Água
As três equipas vencedoras, que vão receber apoio financeiro de 5.000€, uma Inspiring Journey com a London School of Economics, bilhetes para a Web Summit 2023 e acesso a Incubação durante um ano na Casa do Impacto e à nossa network de impacto e apoio da maior plataforma nacional de impacto, são:
- >> 2Gether;
- >> Circular Foods;
- >> Nó.
Temos muito orgulho do trabalho que todas estas equipas fizeram ao longo dos dias do Impact Journey. A evolução é notória e não fica por aqui.
O sucesso deste programa deu-nos a certeza de que o Empreendedorismo de Impacto se generalizou e atrai cada vez mais pessoas. O potencial de Impacto que existe nos jovens é pedra de toque para o que podemos esperar do futuro. A consciencialização de que há realmente muitas equipas jovens com ideias e vontade de as concretizar dá-nos uma motivação extra para apoiar projetos como estes, que podem realmente mudar o mundo.
O painel de júri foi composto por representantes das entidades envolvidas no programa, que trouxeram um parecer muito pertinente ao demoday – Inês Sequeira, Fundadora e Diretora da Casa do Impacto; Jorge Quintas, Secretário Geral da Fundação Amélia de Mello; Joana Oom de Sousa Strategy, Procurement and Sustainability Director no Grupo Sovena; Ana Lopes, Corporate Sustainability Senior Manager no Grupo José de Mello; e Jwana Godinho, Founder Access Lab & It’s About Impact. Agradecemos a todos pelo contributo que deram durante o Q&A e pelo valor que acrescentaram ao debate.
Muito expectantes para saber tudo aquilo que todos estes Empreendedores ainda vão fazer e o Impacto que vão causar. Ansiosos por conhecer todas as ideias que ainda andam por aí, à espera do seu momento.
Queres estar a par de todas as novidades da Casa do Impacto, incluindo do nosso programa de eventos mensal? Subscreve a nossa newsletter e segue-nos nas redes sociais – Facebook, Instagram, Twitter e Linkedin.